quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sinhá Moreira: memórias, práticas sociais, representações e influências políticas em Santa Rita do Sapucaí (1941-1963)

Comício Pró-Brigadeiro em Itajubá em 1959
Imagem cedida pelo Acervo Institucional e Memória da
EscolaTécnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa

Aluna: Cleide Aparecida Alvim Martins
Orientador: Juliano Hiroshi Ikeda Ishimura

A pesquisa intitulada Sinhá Moreira: memórias, práticas sociais, representações e influência política em Santa Rita do Sapucaí (1941-1963) teve o intuito de estudar e poder ao mesmo tempo, colocar em evidência as idéias e práticas que Luzia Rennó Moreira teve no período que abrange os anos de (1941-1963). Usamos da metodologia da história oral, depoimentos e histórias de vida, narrativas de pessoas que estavam intimamente ligadas a Sinhá Moreira e a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” material que faz parte do Acervo Institucional e Memória da Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” bem como a micro-história. Outras fontes utilizadas para esta pesquisa foram os jornais, documentos e material fotográfico. Refletimos no decorrer dos capítulos sobre como surgiu o município de Santa Rita do Sapucaí, sobre a infância de Luzia Rennó Moreira e a importância de sua família para o desenvolvimento da cidade. Sobre as memórias que foram criadas entorno da personagem e de suas ações e compreender a importância da escola no decorrer dos anos para a história do município. A importância desse trabalho não está em ressaltar o que já foi feito ou dito sobre Sinhá Moreira, mas articular em sua reflexão os modos de vivenciar as mudanças ocorridas na cidade de Santa Rita do Sapucaí. Reunir as principais ações desenvolvidas por ela em prol do município a fim de destacar a Historia social acerca das mudanças que geraram na vida e no cotidiano da cidade, esperando que esta pesquisa contribua de alguma forma e de maneira acessível ao publico alvo de estudantes e interessados sobre a história local e da região, na construção do conhecimento histórico e científico.

Palavras-chave: Cidade. Cultura. Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário